Nutrição clínica e ambulatorial

Asilos, consultórios e grandes hospitais requerem a orientação de um nutricionista para prestar assistência na dieta dos indivíduos. Os nutricionistas que optam por atuar no ambiente hospitalar, por exemplo, se encarregam da alimentação dos pacientes e do monitoramento de suas condições nutricionais.

Também tem crescido a atuação de nutricionistas em clínicas multidisciplinares. Esse profissional pode se especializar e atuar em vários campos, como no tratamento de: obesidade, câncer, doenças crônicas, alergias e intolerâncias alimentares.

O nutricionista clínico também pode direcionar seu atendimento para crianças, gestantes, idosos ou até mesmo atuar no campo estético.

O profissional que escolhe essa área deve ser estudioso e se manter por dentro das atualidades do campo da nutrição. Outra questão importante é que ele tenha um bom equilíbrio emocional para lidar com as adversidades que podem aparecer nos âmbitos clínico e ambulatorial.

Saúde Coletiva

No Brasil, quase metade da população está acima do peso. Sendo a alimentação inadequada uma das causas da obesidade, a área da saúde coletiva tem demanda frequente por nutricionistas. Os postos de atenção básica em saúde, ambulatórios e vigilância sanitária são alguns dos locais para o profissional trabalhar nessa área.

Além deles, organizações não governamentais (ONGs) costumam procurar nutricionistas para desenvolverem programas de combate à desnutrição. Buscar informações junto a instituições públicas e privadas que trabalham com projetos sociais pode criar oportunidades interessantes.

Você, que deseja atuar na área de saúde coletiva, precisa ser engajado nas questões que se referem à segurança alimentar e nutricional da população brasileira. O nutricionista dessa área deve ter uma visão generalista: nesse campo de atuação, é primordial o conhecimento mínimo de todas as outras áreas.

Nutrição Esportiva

Quem procura por bons resultados numa prática de exercício físico não pode dispensar o monitoramento nutricional. Academias e clubes esportivos, por exemplo, necessitam de um nutricionista para acompanhar os praticantes de atividade física e atletas.

O nutricionista desse ramo pode também atender atletas de alto desempenho e instruir equipes participantes em competições esportivas e que desejem resultados rápidos. Com o acompanhamento de um nutricionista, o atleta poderá reduzir lesões, garantir depósitos de energia e prevenir o cansaço excessivo.

O nutricionista que deseja atuar nessa área deve se manter atualizado e ter conhecimentos básicos sobre modalidades esportivas e exercícios físicos. Ser criativo na elaboração de estratégias que se adéquem aos objetivos do cliente também é desejável.